Pular para o conteúdo

Projeto MapEA

Projeto MapEA do FunBEA

Quer conhecer e  fortalecer a educação ambiental no Vale do Ribeira e Litoral Sul (SP)

 

Por Juliana Sada

 

É na região com mais Mata Atlântica preservada e lar de uma enorme diversidade cultural que tem início o projeto do MapEA, realizado pelo Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA) e pelo Comitê de Bacias Hidrográficas de Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB). A iniciativa irá mapear as organizações e coletivos que trabalham com educação ambiental no território, buscando valorizar, dar visibilidade e fortalecer iniciativas da sociedade civil.

 

O cadastro para organizações, coletivos e iniciativas que atuam com educação ambiental no Vale do Ribeira e Litoral Sul de São Paulo estará aberto a partir de junho e será realizado por meio de um formulário simples e acessível.Todo esse território é rico em cultura e em iniciativas que visam a floresta em pé e promover um melhor uso dos recursos naturais. Gostaríamos de caracterizar o território pelo viés social, dar mais cara ao Vale do Ribeira, pois existe muita gente colocando a mão na massa e queremos valorizar!”, conta Bianca Limonge Avancini, gestora de projetos do FunBEA.

 

Os dados coletados integrarão  uma publicação virtual que trará um panorama das ações de educação ambiental na região, quem são as entidades e coletivos atuantes e histórias de impacto e das transformações geradas por eles. “Com o mapeamento, será possível dar visibilidade a essas iniciativas para sociedade como um todo, promover trocas entre esses atores, promover sinergias de recursos, e construções de projetos em coletivos, em comum”, comenta Isabela Kojin Peres, consultora do projeto, educadora ambiental e doutora em Ciências pela USP.

 

Bianca também destaca os ganhos do mapeamento e de se conhecer melhor esse território. “Com estes dados poderemos dialogar mais sobre as necessidades de financiamento destas iniciativas e fortalecer redes de Educação Ambiental, além de pensar em estratégias de contar com essas organizações e iniciativas no planejamento da gestão deste território.” 

 

O projeto se conecta a um contexto mais amplo de iniciativas em todo o território nacional que buscam conhecer, compreender e aprimorar iniciativas de educação ambiental. Muitas dessas ações são impulsionadas pela ANPPEA (Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental), como é o caso do MonitoraEA – Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental. Por meio de uma plataforma, o MonitoraEA congrega iniciativas criando um ambiente de diálogo, colaboração e intercâmbio de projetos do Brasil todo. 

 

“Integrar o Vale do Ribeira, essa potência socioambiental, ao sistema MonitoraEA, que monitora e avalia projetos e políticas de educação ambiental em todo o Brasil, é uma conquista para a EA!”, ressalta Semíramis Biasoli, Secretária Geral do FunBEA.

 

O MapEA é um projeto realizado pelo FunBEA, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul e a ANPPEA; com apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e  do Governo do Estado de São Paulo. 

 

Como participar

> Basta preencher esse formulário: https://forms.gle/JQwh8FLRsgRHbuHx7

> Cadastro aberto de 01/06 a 30/09

> Dúvidas? Converse conosco pelo e-mail:  valedoribeira@funbea.org.br 

 

>> Para acompanhar as novidades do projeto, acompanhe o FunBEA: Instagram, Facebook e https://www.funbea.org.br/programa-agua/mapea-vale-do-ribeira/.

 

Pular para o conteúdo