Pular para o conteúdo

Mais uma ação “Cuidadores das Águas”

INTERVENÇÕES EDUCADORAS SOCIOAMBIENTAIS

Os Cuidadores das Águas do Ribeira em defesa da Mata Ciliar

O curso “Cuidadores das Águas do Ribeira” encontra-se na fase das intervenções socioambientais educadoras, no território da bacia do Rio Ribeira de Iguape. O Curso é realizado pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental e conta com apoio financeiro do CBH-RB / FEHIDRO.

O FunBEA, em suas formações em Educação Ambiental, incorpora as intervenções socioambientais em sua proposta metodológica, uma práxis pedagógica, na qual parte-se de uma realidade vivida, ou seja, da ação, para a reflexão crítica e posteriormente uma nova ação.

No dia 18 de abril de 2023, os cursistas farão uso da tribuna popular da Câmara Municipal de Eldorado SP em defesa da Mata Ciliar do Rio Ribeira de Iguape.

Busca-se nas intervenções educadoras, ultrapassar os limites da pontualidade das ações, através de uma perspectiva de educação ambiental que, em sua práxis, sensibilize, promova a identidade local e os sentidos de pertencimento; que estimule a reflexão sobre determinada problemática socioambiental, em tempos que os efeitos das mudanças climáticas se fazem sentir. Para além do sentir e refletir, procura-se a ação, o engajamento de cada ser e de cada comunidade na participação democrática na busca de alternativas e soluções para tais problemas.

A intervenção foi idealizada pelos cursistas Profº Lélis Ribeiro, Profº Menevaldo Pinto Cunha e Meraldo Pinto Cunha, e conta com a participação de alunos e professores das escolas onde lecionam, em que foram realizadas as atividades de sua preparação, durante o mês de março.

Cuidadoras e cuidadores das águas do Ribeira de Eldorado SP: Educação Ambiental para conscientização sobre a importância da mata ciliar
Lara Cantador, artista e ambientalista da terra. em apresentação na escola.

Na Tribuna Popular irão pedir a colaboração do PODER PÚBLICO municipal na elaboração de políticas públicas que estimulem a conservação de nossos rios, inclusive para os produtores rurais, bem como a fiscalização e devida aplicação da lei no caso de infrações.

Trecho do Rio Iguape entre Eldorado e Sete Barras, que mostra o processo de erosão e de assoreamento pela retirada da mata ciliar

Além das duas intervenções já realizadas em Iporanga e Iguape, as Cuidadoras e Cuidadores das Águas do Ribeira promoverão no próximo dia 21, a realização de palestra sobre tecnologias sociais em saneamento básico e eventos artísticos no município de Tapiraí.

Convidamos você a participar destas intervenções, nos seus diversos formatos, presencial ou virtualmente, através de nossas redes.

 

Serviço:

EM DEFESA DA MATA CILIAR DO RIBEIRA

(Participação na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Eldorado SP)

Data: 18 de abril às 19 horas na Câmara Municipal de Eldorado

Informações:

Profº Lelis Ribeiro – 13 996565246

Prof. Menevaldo – 13 998065246

 

Pular para o conteúdo