Pular para o conteúdo

Oficina em Registro sinaliza produtos para atender a demandas fundamentais da Vertente Litorânea

Monitoramento de rios, praias e chuvas, por meio de parcerias; enquadramento de rios com revisão de leis e treinamento de pessoal para diagnóstico de áreas e usos; estratégias para cadastramento de ligações alternativas de água e indicadores de sazonalidade com políticas públicas, estão entre os itens elencados pela região de Ribeira de Iguape e Litoral Sul

Cerca de 30 pessoas, representantes de órgãos públicos do Estado e municipais, além da sociedade civil, estiveram reunidas em Registro (SP), na primeira oficina do projeto Fortalecimento, Integração e Articulação dos Comitês de Bacias da Vertente Litorânea (CBH-LN, CBH-BS e CBH-RB) Fase II, dia 15 de junho. Divididos em grupos, os participantes avaliaram e sugeriram medidas para enfrentar demandas prioritárias afetas à “Disponibilidade Hídrica”, tema central do projeto deste ano.

Pela manhã, o público assistiu a palestras de engenheiros do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Irineu Takeshita de Oliveira, e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Sidney Maia de Barcelos. Ambos contextualizaram a região do Comitê de Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul. Eles falaram em termos de quantidade e qualidade do patrimônio hídrico, com objetivo de contribuir para as discussões dos grupos.

Os grupos relataram suas conclusões sobre “Enquadramento dos corpos d’água e identificação das fontes poluidoras e seus lançamentos”; “Redes de monitoramento hidrometeorológico, sedimentológico, maregráfico e de balneabilidade na Vertente”; “Cadastro de captações alternativas e outorgadas, sistemas coletivos alternativos de água e esgoto e suas relações com Plano Municipal de Saneamento”; “Estratégias para enfrentamento da sazonalidade X infraestrutura”.

Quatro mesas foram formadas para as discussões dos temas. Todos responderam às seguintes perguntas: 1) Quais estudos /informes temos sobre esse subtema e onde os localizamos? 2) Quais as lacunas de conhecimento neste subtema e como supri-las? 3) Enquanto Vertente Litorânea quais produtos esperamos sobre esse subtema? Outras oficinas ainda serão realizadas na Baixada Santista e Litoral Norte, dia 26 de junho e 2 de agosto respectivamente.

Oficina Regional do projeto “Fortalecimento, Integração e Articulação dos Comitês de Bacias da Vertente Litorânea (CBH-LN, CBH-BS e CBH-RB) – Fase II”.

Pular para o conteúdo